Evento de divulgação dos vencedores do Prêmio QualiAr

Prêmio QualiAr: empresas do Grupo em dia com as políticas ambientais

26/08/2019

Uma empresa de ouro, prata e bronze. Quando o assunto são polícias ambientais, essa é a melhor forma de definir o Grupo Águia Branca, cujas empresas mais uma vez conquistaram o Prêmio Fetransportes de Qualidade do Ar – QualiAr.

A 17ª edição do evento, que homenageia as empresas do setor de transportes e logística engajadas na causa ambiental, foi realizada na noite de 16 de agosto, no Sest Senat de Cariacica. Ao todo, 66 companhias receberam o troféu e destas, 13 são empresas ou contratos do Grupo.

Para participar do QualiAr, as empresas precisam ser parceiras do Programa Despoluir (Programa Ambiental do Transporte), se inscrever no prêmio e atender a todos os requisitos previstos no regulamento, dentre eles manter seus veículos a diesel aferidos pelos técnicos de controle ambiental e obter 100% de aprovação nos quatro testes de emissão veicular realizados trimestralmente, sempre entre julho do ano anterior e junho do ano corrente.

A Viação Águia Branca voltou para casa naquela noite de sexta-feira com três troféus Ouro a tiracolo (confira abaixo a relação completa dos prêmios). A receita para o ótimo resultado é o foco no trabalho de prevenção e melhoria da frota aliado a políticas ambientais.

“A preocupação com a gestão ambiental é muito forte dentro da empresa e isso se reflete no QualiAr. Além da manutenção preventiva, fazemos um controle de queima de combustível com uma quilometragem estabelecida, assim contribuímos com menos emissão de gases. A modernização da frota é outro ponto positivo, já que os motores novos poluem menos. Este ano, mudamos cerca de 70 veículos e a previsão é de chegar novos modelos até o final do ano”, explicou o coordenador de Manutenção da Superintendência do Espírito Santo da Viação Águia Branca, Tomaz Antônio Melotti.

Comprometimento. Esta é uma palavra que marca a atuação das empresas do Grupo no que diz respeito à parceria com o Programa Despoluir, cujos resultados sustentam o QualiAr. E independente do troféu recebido – seja ele Ouro, Prata ou Bronze –, prevenção é a palavra de ordem!

“Vivemos o dia a dia de motores ligados e isso preocupa em função da emissão de poluentes para a natureza. A emissão de gases é uma preocupação constante e os colaboradores da Vix se dedicam para manter os veículos em ordem, daí a relevância de nossa parceria com o Despoluir e todo o trabalho de prevenção que realizamos”, argumentou o Encarregado Operacional da Vix Logística, Jonatas Coutinho, completando em seguida.

“É uma satisfação imensa ver o trabalho ser premiado, o que nos torna mais fortes para atuar em prol dessa causa ambiental”.

Novo regulamento

O Prêmio QualiAr 2019 foi realizado sob novo regulamento, que definiu novos níveis de opacidade para definir os vencedores Ouro, Prata e Bronze. Segundo o coordenador do Programa Despoluir-ES, João Paulo Lamas, as mudanças garantiram um novo salto de qualidade na atuação do Despoluir no Espírito Santo.

“O novo regulamento ‘apertou’ ainda mais os critérios de avaliação. No entanto, posso garantir que o compromisso das nossas empresas com as políticas e questões ambientais continua exatamente a mesma”, garantiu.

As vencedoras

– Categoria Ouro

Águia Branca Logística – ArcellorMittal

Autoport Transportes e Logística

Viação Águia Branca – Campo Grande

Viação Águia Branca – Colatina

Viação Águia Branca – São Mateus

Vix Logística – Aracruz

Vix Transportes Dedicados – Petrobras Cargas Leves

– Categoria Prata

Vix Logística – ArcelorMittal

Vix Logística – Samarco

Vix Logística – Suzano

Vix Logística – Veículos Leves ArcelorMittal

– Categoria Bronze

Vix Logística – Carretas Petrobras

Vix Transportes Dedicados – Cariacica

voltar

empresas do grupo

passageiros

logística

comércio