Caminhões e ônibus elétricos e autônomos Mercedes-Benz

16/10/2018

Futuro dos ônibus e caminhões será a combinação de diesel, combustíveis alternativos e tração elétrica deixando os veículos mais autônomos e diminuindo a emissão de poluentes. 

É nítido que a necessidade de avanços tecnológicos têm feito parte da ânsia de muitas pessoas, que tem aproveitado dessas melhorias inteligentes aplicadas nos simples afazeres diários aos mais complexos deveres e ferramentas. Estar imerso nessa evolução se tornou essencial!

Sempre em busca de inovação para o mercado automotivo, a Mercedes-Benz se prepara para a introdução de caminhões e ônibus elétricos e autônomos no Brasil. A intenção é que os veículos cheguem ao mercado nacional com um pacote de soluções de tecnologia, conectividade e serviços, para um desempenho técnico, econômico e ambiental, representando as diretrizes da marca. Além disso, esses produtos e serviços são pensados pela marca, como sinônimos de eficiência, produtividade e rentabilidade.

Mercedes-Benz aposta na combinação de soluções com o diesel, combustíveis alternativos e elétricos

A Mercedes-Benz pensa na revolução automotiva a fim de conectar inteligentemente importantes pilares: a conectividade, direção autônoma, compartilhamento e serviços e sistemas de propulsão elétrica. Esses são potenciais indicadores na mudança da indústria automotiva. Mas existem questões a serem levadas em consideração, como a preocupação com a autonomia adequada para cada tipo de operação, o ciclo de vida e a recarga das baterias, a infraestrutura para operação dos veículos e a viabilidade técnica e comercial das alternativas.

“Essas tecnologias inovadoras chegarão ao mercado num futuro que está cada vez mais próximo. Enquanto isso, a Mercedes-Benz acredita que o melhor para o Brasil, em curto e médio prazo, é a combinação de soluções com os motores a diesel, combustíveis alternativos e tração elétrica. O portfólio da marca é amplo para oferecer as melhores soluções para os clientes, estando sempre ao lado deles em qualquer circunstância”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Como mais uma forma de ressaltar importantes valores da marca, a Mercedes-Benz pensa no futuro e no presente, sempre atenta às exigências do mercado com ideias que procuram reduzir a emissão de poluentes, buscando preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade do ar.

“Temos a competência e recursos para gerar soluções robustas e totalmente alinhadas à realidade brasileira atual e futura. Continuamos sempre ouvindo as estradas para oferecer aquilo que os clientes nos pedem e necessitam”, afirma Roberto Leoncini.

A evolução Mercedes-Benz

Os caminhões elétricos e autônomos da marca alemã são equipados com recursos que evoluem a cada nível de dentro das categorias:

Nível 1: o motorista realiza continuamente a função de orientação, enquanto o sistema executa outras funções;

Nível 2: em breve, num nível 2 de evolução, haverá uma automação parcial, com o motorista precisando monitorar o sistema constantemente;

Nível 3: chamado de automação condicional, o motorista não necessita monitorar o sistema constantemente, mas precisa estar pronto para tomar o controle quando necessário;

Nível 4: com automação elevada, não necessita de motorista em situações específicas; e

Nível 5: com automação total, não necessita de motorista do começo ao fim do percurso.

“O caminhão autônomo integra-se ao conceito de uma logística futura que busca eficiência e segurança”, explica Marcos Andrade, gerente de Produto Caminhão da Mercedes-Benz do Brasil. “Essa solução trará benefícios como a redução da fadiga do motorista, redução de acidentes, otimização logística de carga, rotas e paradas, melhor eficiência energética, condução otimizada para consumo e operação em comboio, que já vem sendo testada na Europa, Estados Unidos e Ásia”.

Inicialmente, as forças da Mercedes-Benz foram voltadas para a fabricação de caminhões leves elétricos para uso urbano e de curtas distâncias, com carregamento noturno das baterias. Os veículos são utilizados para distribuição de mercadorias, transporte de bebidas, abastecimento de supermercados, coleta de lixo, correios e entregas de e-commerce, entre outras utilidades. As tecnologias aplicadas garantem a redução de emissões e do nível de ruídos, que tornaram diferenciados o transporte urbano, principalmente para as zonas restritivas dos grandes centros.

Já os caminhões elétricos dos segmentos médios e pesados também já são utilizados, mas para finalidades diferentes, como operações rodoviárias de curtas e médias distâncias. Porém,  o armazenamento eficiente de energia é um grande desafio, mas que já vem sendo estudado pela Mercedes-Benz como forma de melhorar a propulsão elétrica.

Os caminhões Mercedes-Benz no Brasil são representados pelas concessionárias Vitória Diesel e Savana. Enquanto os modelos elétricos ainda não estão a venda no Brasil, passe em uma de nossas concessionárias e conheço os modelos em www.savana.com.br e  www.vitoriadiesel.com.br.

 

 

voltar

empresas do grupo

passageiros

logística

comércio