ronaldo-barbosa_museu-da-cachaca-sala-rugendas-salinas-mg-2012_foto-de-julia-montiner

Grupo Águia Branca é parte da celebração dos 40 anos de carreira de Ronaldo Barbosa

16/08/2017

 A quinta-feira, 17 de agosto, vai ser especial para o artista, designer e gestor cultural Ronaldo Barbosa. Parceiro de longa data do Grupo Águia Branca, ele vai lançar o livro e a exposição “RB40 – Ronaldo Barbosa 40 anos de Arte e Design”, no Palácio Anchieta, em Vitória.

Escrito a quatro mãos pela jornalista especializada em design e ex-diretora do Museu da Casa Brasileira, Adélia Borges (SP), e pela historiadora Élida Gagete, também de São Paulo, a publicação contempla fotos, desenhos, projetos e depoimentos de várias personalidades nacionais, como os artistas plásticos Shirley Paes Leme e Hilal Sami Hilal; as empresárias Maria Alice e Letícia Lindenberg, da Rede Gazeta; Fábio Brasileiro, diretor da Vale; os designers Verônica Teicher e Flávio Lins de Barros, entre outros. O projeto foi realizado por meio da Lei Rouanet, patrocinado por um pool de grandes empresas, dentre elas o Grupo Águia Branca.

E toda a história contada no livro poderá ser conferida na exposição, que ficará em cartaz até 12 de novembro. Na mostra, os convidados terão a chance de conhecer as fases mais marcantes do artista e designer, e viver uma experiência repleta de surpresas, atrelada à história do Espírito Santo e de outros estados.

ronaldo-barbosa-2017_foto-de-sagrilo

A produção de Ronaldo, cuja obra faz parte do capital econômico dos anos 1980, ocupará sete salas do Palácio. O fio condutor da mostra será o desenho, que transita por sua trajetória como designer e artista. Todos os seus projetos passam primeiramente pelo desenho e depois é que tomam forma nos processos tecnológicos. “O desenho é uma constante em minha carreira. Cada trabalho feito até hoje começou a partir de um desenho”, conta Ronaldo.

As instalações serão compostas por um acervo cuidadosamente selecionado pelo próprio Ronaldo e por sua equipe do Studio Ronaldo Barbosa, que ajudou na seleção dos projetos de design. Cerca de 70 obras vão representar sua produção artística desde 1969 até os dias de hoje, incluindo peças de acervos particulares. A exposição também apresenta trabalhos produzidos para a Davies Long Gallery, uma importante galeria de Los Angeles, onde Ronaldo viveu e trabalhou na década de 1980.

Em um painel de 18 metros lineares serão expostas todas as marcas criadas pelo Studio Ronaldo Barbosa – 240 ao todo. Entre elas, dois cases icônicos do Estado: as reformulações das marcas da TV Gazeta (2006) e do Banestes (2012). Também serão expostos os projetos de design dos museus.

E outros trabalhos poderão ser revisitados, como o Espaço Brasil na França, um projeto realizado em Paris em 2005, os projetos dos Centros de Memórias da Águia Branca, Garoto, CST e Fundação Dom Cabral, dentre outros.

Serviço:

Exposição e lançamento do livro RB40 – Ronaldo Barbosa 40 anos de Arte e Design
Local: Espaço Cultural Palácio Anchieta, Vitória, ES.
Abertura: 17 de agosto, às 19 horas.
Período: De 18 de agosto a 12 de novembro de 2017.
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas / sábados, domingos e feriados, das 9 às 16 horas.
Entrada gratuita.
Classificação indicativa: Livre.
Agendamento de visitação: (27) 3636-1032.

voltar

empresas do grupo

passageiros

logística

comércio