Oscar Motomura participa do Fórum Estratégico do Grupo Águia Branca 2019

Prêmio Inovação e novos negócios marcam Fórum Estratégico 2019

22/10/2019

A inovação marcou o 9º Fórum Estratégico do Grupo Águia Branca, realizado em 10 de outubro, no Centro de Convenções de Vitória. O evento reuniu cerca de 450 lideranças do Grupo para avaliar resultados e lançar os prognósticos para 2020.

“Esse é um momento importante, pois, quando olhamos para 2019 e enumeramos o quanto avançamos na estruturação de uma cultura de aprendizagem e inovação, vemos que colocamos os dois pés nesse caminho. A inovação hoje permeia todas as divisões do Grupo Águia Branca e demonstra o dinamismo que marca a nossa história”, resumiu Decio Chieppe, vice-presidente de Inovação e Finanças do Grupo Águia Branca.

O evento contou com a presença de Oscar Motomura, um dos maiores especialistas em estratégia do Brasil. Motomura criou a expressão “equações impossíveis” para falar de situações altamente desafiadoras e aparentemente insolúveis. Segundo costuma dizer, “quanto mais difícil uma equação, mais atraente ela é, porque exige criatividade radical, a descoberta de caminhos inéditos e soluções jamais testadas antes”.

Em sua palestra, sobre liderança, ele lançou uma importante reflexão. “Quantos líderes o Grupo tem? Apenas 450? Não, a empresa tem 18 mil líderes. No mundo de hoje não dá para termos poucos lideres, é preciso assegurar que todo nosso capital humano exerça papel de liderança”, argumentou ele, que elogiou bastante o fato da empresa estudar e falar de cultura organizacional.

Seguindo na mesma linha de Motomura, que joga luz ao lado humano da inovação, o vice-presidente do Grupo de Relações Institucionais, Luiz Wagner Chieppe, fez uma apresentação em que mostrou a visão e atuação sócio-econômica da empresa. “Estamos sempre de olho em nossos negócios e em novas oportunidades de negócios. Contudo, mantemos um olhar para fora da organização. Isso significa nosso engajamento em questões ambientais, educacionais e sociais”.

Prêmio Inovação

Outro destaque do encontro anual foi o lançamento do Prêmio Inovação, que vai permitir aos colaboradores do Grupo Águia Branca sugerirem melhorias para o atendimento aos clientes e também para os processos internos. O mais novo prêmio corporativo, organizado pelo UX Labs em parceria com a Inovaria – Consultoria de Inovação e com a Santo Caos – Consultoria Empresarial, também foi apresentado por Decio.

Para concorrer ao Prêmio, todos os 18 mil colaboradores das 162 Unidades Produtivas (UPs) do Grupo poderão participar, dividindo-se em times de até quatro pessoas e poderão sugerir melhorias para o atendimento ao cliente e uma para processos das respectivas áreas de trabalho.

Cada colaborador poderá inscrever quantas sugestões desejar e os vencedores serão premiados com capacitações e viagens de imersão no campo da inovação a nível nacional e internacional.

Reserva Ambiental, V1 e passagem digital: conquistas para celebrar

O ano de 2019 representou a solidificação de diversas iniciativas do Grupo Águia Branca. Um deles é a Reserva Águia Branca, área de proteção ambiental que será aberta à visitação em dezembro, em Vargem Alta, região serrana do Espírito Santo.

“Quando a gente fala em inovação, estamos condicionados a pensar no ambiente corporativo e muito pouco para o meio ambiente. Mas as melhores organizações do mundo já perceberam que se iniciativas voltadas para a sustentabilidade não se tornarem mais comuns, estaremos numa posição muito difícil do ponto de vista da nossa subsistência no planeta. A Reserva Águia Branca significa para nós uma grande honra e um enorme orgulho”, celebrou Renan Chieppe, presidente do Grupo Águia Branca.

Além da Reserva, 2019 também foi o ano da consolidação do V1 como uma alternativa diferenciada de transporte por aplicativo.

“Este ano foi um momento importante na história do V1, porque ele ganhou reconhecimento do mercado”, analisou Kaumer Chieppe, vice-Presidente do Grupo Águia Branca – Divisão Logística.

Na Divisão Passageiros, a Viação Águia Branca seguiu sua vocação para inovação no segmento de transporte rodoviário se tornando a primeira empresa do Brasil a adotar o bilhete de passagem digital e também pelo início da operação do serviço Águia Flex.

E na Divisão Comércio, o ano está sendo marcado pelo investimento na melhoria dos indicadores do time. Através da Universidade da Boa Performance, a Divisão dobrou o índice de consultores de vendas classificados no nível AB, assim como conseguiu que mais de 75% dos gestores também alcançassem a marca.

Dessa forma, 2019 foi um ano de sólido crescimento em faturamento, vendas e passagens de veículos pelas oficinas das concessionárias.

Renan Chieppe finalizou o evento deixando uma mensagem marcante. Segundo ele, todo o ambiente de inovação presente na organização somente é possível por conta do investimento em outro pilar estratégico da empresa: as pessoas.

voltar

empresas do grupo

passageiros

logística

comércio