Gamificação como forma de engajar pessoas

25/05/2018

Inovação é pauta constante para todas as empresas do Grupo Águia Branca, que sempre teve como foco trazer assuntos relevantes deste tema. Por isso, recentemente  foi realizado, o primeiro “Meetup de Gamificação”, que aconteceu no Vix Labs – o Laboratório de Inovação – e contou com a presença de diversos gestores, de setores conectados com o assunto. Mas o que vem a ser Gamificação e por que ela é importante?

A gamificação é o uso de estratégias de jogos para otimizar contextos diversos, como no dia a dia de empresas, afim de incentivar as pessoas, engajando-as. O objetivo dela é estimular comportamentos desejados, mostrando um caminho para o domínio e autonomia em determinadas funções ou tarefas. Auxilia também a resolver problemas, sem se tornar uma distração.

 Esta técnica pode encorajar as pessoas a realizar tarefas que elas normalmente considerariam chatas. Além dos desafios propostos nos jogos, na gamificação as recompensas, que não são necessariamente financeiras, também são itens cruciais para o sucesso.

Para repassar os conceitos de Gamificação no Meetup do Grupo Águia Branca, foi convidado o especialista, Rafael Lontra, que é especialista em Gamificação, empresário, professor. O idealizador do evento foi Vitor Cotta, que atualmente é gerente de e-commerce da Viação Águia Branca.

Vitor explica que o processo da Gamificação pode e deve incluir todos os colaboradores, com o foco em aprender e atingir metas. “É uma estratégia do tipo você contra você mesmo”. Para ele, o Grupo já utiliza processos de Gamificação, como o Programa Motorista Top Ouro, da Viação Águia Branca, por exemplo. “Mas hoje temos o know how e portanto, podemos fazer uma abordagem mais estruturada sobre o assunto”, conclui.

Categorias:Inovação,

voltar

empresas do grupo

passageiros

logística

comércio