reconhecimento-por-uma-vida-no-transporte

Reconhecimento por uma vida no transporte

28/12/2015

Diretor de Relações Estratégicas da Divisão de Passageiros do Grupo Águia Branca, Dacio Ferreira da Silva foi o executivo escolhido pelo Setpes (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo) para receber a Medalha do Mérito Empresarial 2015 na categoria Passageiros. A entrega foi realizada na noite de 27 de novembro, no Centro de Convenções de Vitória, durante o evento do Prêmio Destaque 2015 e posse da nova diretoria da Fetransportes (Federação das Empresas de Transporte do Espírito Santo).

A comenda foi criada em 2010, pela Fetransportes, para reconhecer o trabalho e a dedicação de empresários e executivos capixabas do setor de transportes. E em sua sexta edição, além de Dácio, o outro homenageado foi Adilson Simões, da transportadora Transilva.Log, pela categoria Cargas.

Convidado por Nilton Chieppe para integrar o time da empresa em 1975, Dacio acompanhou de perto suas conquistas e processo de crescimento, e tem também forte representação em entidades de classe. Foi diretor e membro do grupo técnico da Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros) e atua desde 1998 na diretoria do Setpes.

Dacio tem uma longa estrada percorrida no setor e sua atuação, inclusive, já havia lhe valido a condecoração de Comendador na Ordem do Mérito Domingos Martins em 2004, honraria oferecida pela Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo. Ele, no entanto, admite que homenagens como essas lhe dão ainda mais ânimo profissional, mesmo do alto de seus 67 anos de idade.

“Sempre trabalhei procurando dar o melhor de mim, mas uma homenagem dessa natureza nos renova, pois é o reconhecimento de que tudo que fizemos estava no caminho certo”, destaca o executivo, que ficou surpreso ao saber da indicação para receber a medalha da Fetransportes.

“Recebê-la foi realmente um sonho e eu não esperava por isso, pois sou um simples executivo e a fila de empresários brilhantes merecedores desta homenagem aqui no Espírito Santo é muito grande”, completou.

Feliz com o reconhecimento de colegas e amigos, o executivo confessa que estava muito emocionado no momento da entrega da Medalha do Mérito Empresarial – principalmente quando foi agradecer à família. “Cheguei a comentar com alguns companheiros que achava que nem ia conseguir  falar em público. A vida de dirigente de empresa de transporte é bastante difícil. Exige muita dedicação e isso faz com que nos ausentemos de muitos momentos importantes em família. Se não tivermos o apoio da esposa e dos filhos, fica quase impossível desempenhar bem nossos desafios. Por isso acho primordial termos uma fortaleza nos apoiando”, comentou.

A trajetória de Dacio

O executivo começou no Grupo Águia Branca em 1975, quando assumiu a Supervisão Financeira da Viação Águia Branca, em Cariacica. Nesta época a empresa estava em expansão e havia adquirido empresas do ramo na Bahia. Em 1981, na Expresso São Jorge, uma das empresas adquiridas, localizada em Itabuna, Bahia, Dácio foi convidado para a área Administrativa-Financeira, onde ficou até 1985, quando retornou ao Espírito Santo e assumiu, na sequência, por quatro anos, a Diretoria de Suprimentos, a Diretoria Financeira e a Superintendência Comercial.

Em 1989, na então recém-adquirida Sulba, da cidade baiana de Itabuna, foi nomeado Diretor-Geral. Em 1994, retornou mais uma vez a Cariacica para assumir a Diretoria Regional Espírito Santo da Viação Águia Branca. Lá, foram muitas conquistas durante quase dez anos, até ser convidado para assumir a Diretoria Comercial, onde atuou por sete anos.

E após a longa caminhada de realizações e um excelente relacionamento com os funcionários, a comunidade e com entidades, ele foi convidado para o cargo de Diretor de Relações Estratégicas, representando a Viação Águia Branca e Salutaris em todo o País.

voltar

empresas do grupo

passageiros

logística

comércio