transito-cidadao-exige-mudanca-de-comportamento-2

Trânsito cidadão exige mudança de comportamento

16/05/2018

A Fetransportes reuniu Detran-ES, Polícia Rodoviária Federal, Eco-101, o médico Sérgio Barros, o engenheiro Paulo César Gottlieb e Tibério Pereira, da Raízen Combustíveis para debater sobre acidentes de trânsito e, juntos, buscarem soluções para mudar uma realidade cujos números são preocupantes – somente no Espírito Santo, cerca de 45 mil acidentes acontecem por ano, nas rodovias federais, estaduais e vias municipais. Mas apesar da força-tarefa, uma coisa ficou clara durante o 1º Seminário de Segurança de Trânsito, realizado na quinta-feira, 10 de maio, em Vitória. Não vão adiantar ações e compromisso dos setores público e privado se não houver mudança de comportamento de cada motorista, pedestre, motociclista, ciclista, afinal, como diz a campanha do Maio Amarelo, “nós somos o trânsito”.

O evento, que teve patrocínio da Viação Águia Branca, da Vix Logística e do V1, novo aplicativo de transporte do Grupo Águia Branca, levou cerca de 90 pessoas ao auditório do Setpes, em Vitória. O diretor-geral da Viação Águia Branca, Renan Chieppe, participou de todo o evento e já está na torcida para que o projeto iniciado na federação do Estado vire referência nacional.

“Esse evento marca uma iniciativa importante da Fetransportes, sob o comando de Jerson Picoli e com o assessoramento técnico do André Cerqueira. O objetivo do projeto é debater o tema segurança viária com o apoio e o envolvimento dos diversos setores envolvidos, trazendo à luz de um debate técnico e fundamentado um importante espaço para a construção de projetos e programas de redução de acidentes, preservando nosso bem maior, as vidas”.

Dormir bem

Coordenador-médico do programa Medicina do Sono, desenvolvido há anos com sucesso pela Viação Águia Branca, Sérgio Barros apresentou a palestra “Qualidade do Sono e seus Impactos na Segurança de Trânsito”.

Ele falou sobre a importância do sono e de como cada um reage de forma diferente a ele, da alteração de comportamento que ele provoca, abordou, ainda, a dinâmica do programa desenvolvido na Águia Branca, associou casos de labirintite à privação do sono e usou todas essas informações para justificar a importância que todo motorista – não apenas o profissional – deve ter com relação a isso.

O seminário foi encerrado com apresentação do consultor em Segurança de Trânsito da Fetransportes, André Cerqueira, que apresentou os próximos passos do trabalho iniciado naquela quinta. Além de criar um selo de segurança viária e um selo de certificação para as empresas do setor, já foi lançado o segundo seminário, que será realizado em setembro.

“Para o time da Vix Logística, que coloca a segurança sempre em primeiro lugar, foi uma honra participar apoiando este evento. O 1º Seminário de Segurança de Trânsito foi uma excelente iniciativa da Fetransportes e reuniu boa parte dos agentes que trabalham com o trânsito e a sociedade, com apresentação de propostas que visam à redução de acidentes. Cada um fazendo o seu papel é possível construir um trânsito mais seguro para todos, e a Vix apoia essa nobre causa. Juntos somos mais fortes e podemos salvar milhares de vidas. Que seja o primeiro de muitos!”, destacou a diretora-executiva da Vix, Patrícia Poubel Chieppe.

O 1º Seminário de Segurança de Trânsito foi uma realização da Fetransportes, teve patrocínio da Viação Águia Branca, Vix Logística, V1 – aplicativo de transporte do Grupo Águia Branca, Veltec, Sicoob, Tacom Projetos de Bilhetagem Inteligente, Sinales, Eco 101, GlobalSys, Atento, ItMaster e Motora Tecnologia, e apoio dos sindicatos filiados à Fetransportes – Setpes, Transcares, GVBus, Sindliqes, Sinfrevi, Sinfrenor e Sinfres.

 

voltar

empresas do grupo

passageiros

logística

comércio